03 fevereiro 2016

~ CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DO BALLET

Por Mari Bordone

Oi meus amores ! Voltei para falar de Ballet Clássico.
Inúmeras são as curiosidades sobre ballet com participação de alguns dos principais bailarinos, compositores e coreógrafos ao longo de séculos. Vamos conhecer algumas ?
- Você tem algumas ideia por que os homens não podem usar sapatilha de ponta ?
Na verdade, não há nenhum motivo, os homens poderiam sim dançar nas pontas dos pés, mas é esperado de tradição que a ponta seja um acessórios exclusivo para bailarinas.
- O repertorio de Ballet favorito de Natal, O quebra nozes é um dos repertórios onde tem mais papéis infantis .

- Ainda falando do O quebra Nozes, o papel da garotinha Clara na história original é chamada de Marie.


- Na produção do Ballet Cinderela na Inglaterra e nos Estados Unidos, as irmãs invejosas e feias geralmente são interpretadas por homens vestidos de mulheres para deixar o papel mais grosseiro e cômico.


- Os figurinos de Ballet antigamente eram enormes e super pesados. Junto com o figurino sempre acompanhava-se uma máscara.

- A primeira bailarina a popularizar a sapatilha de ponta foi Marie Taglioni. Seu pai, Filippo Taglioni, coreografou exclusivamente o Ballet La Sylphide para ela.(Imagem á esquerda a Bailarina Marie Taglioni)

-Na sua última apresentação Marie presenteou um chef de culinária com sua sapatilha de ponta. Ele  cozinhou a sapatilha e serviu para seus grandes admiradores da bailarina.

- No Ballet Lago do Cisnes, Odile e Odette são interpretadas pela mesma bailarina. Foi o grande coreografo Marius Petipa que teve a ideia colocar a mesma bailarina com dois papéis.
- Tchaikovsky começou a compor músicas para a Obra Romeu e Julieta mais infelizmente faleceu antes.



- Até hoje não se sabe muito bem do que realmente Tchaikovsky morreu. Muitos dizem que foi de cólera. Também a que diga que foi suicídio, pois a boatos que o compositor fosse homossexual e isso na época era crime e com receio tomou um copo de água sem fazer questão de ser devidamente fervido.( Imagem á direita o Compositor Tchaikovshy)

Bom, espero que tenham gostado de algumas curiosidades do mundo do Ballet... Essas foram as que mais me chamaram a atenção até hoje. Se sabe de alguma, deixe o comentário!
Beijos e até ! 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

© Mari Atmosfera – Desenvolvimento com por